sexta-feira, 22 de novembro de 2013

AEE_DV ATIVIDADE DE AUDIO-DESCRIÇÃO

AEE_DV ATIVIDADE DE AUDIO-DESCRIÇÃO
ALUNA: JOANA DARC DE SOUSA SANTOS
TURMA:TO8a            UFC-2013


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Audiodescrição é a uma faixa narrativa adicional para os cegos e deficientes visuais consumidores de meios de comunicação visual, onde se incluem a televisão e o cinema, a dança, a ópera e as artes visuais. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, descrevendo o que está a acontecer no ecrã durante as pausas naturais do audio e por vezes durante diálogos, quando considerado necessário.1
Para as artes performativas (teatro, dança, ópera) e para os meios de comunicação (televisão, cinema e DVD), a descrição é uma forma de tradução audiovisual, usando as pausas naturais no diálogo ou entre elementos sonoros cruciais para inserir a narrativa, que traduz a imagem visual de uma forma que a torna acessível a milhões de indivíduos que de outro modo não teriam um acesso pleno à televisão e ao cinema.
Em museus ou em exposições de artes visuais, visitas com audiodescrição (ou em circuitos concebidos universalmente que incluem descrição ou a extensão dos atuais programas gravados em áudio ou em vídeo) são utilizados para proporcionar acesso aos visitantes que são cegos ou possuem uma visão reduzida. Professores ou guias podem ser instruídos no sentido de utilizar a audiodescrição nas suas apresentações. A audiodescrição de eventos desportivos está a tornar-se cada vez mais comum, especialmente em estádios de futebol.
Investigadores estão a trabalhar no sentido de demonstrar como a descrição, através do uso de variadas escolhas de palavras, sinônimos, metáforas e comparações, beneficia não só as crianças que são invisuais e/ou com dificuldade de aprendizagem, mas poderá também impulsionar a literacia para todas as crianças.
A partir de 1º de julho de 2011 foi instituída no Brasil a obrigatoriedade de pelo menos duas horas semanais de conteúdo com audiodescrição para as emissoras com sinal aberto e transmissão digital, na condição de faixa de áudio adicional2 .


  1. Ir para cima Planeta Educação. Audiodescrição – recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual. Acesso em 6 de maio de 2011

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

AEE_DI ATIVIDADE

AEE_DI Atividade

A foto ilustra uma atividade de matemática na SRM.
Proposta pela professora e consiste na apresentação
e montagem de alguns quebra cabeças com formas
geométricas planas de cores e formas variadas que
deverão ser montadas pelos alunos.

 

A Deficiência Intelectual, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associada a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades ( comunicação, auto cuidado, vida no lar , adaptação social, saúde e segurança,uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalhos), que ocorrem antes dos 18 anos de idade. Essas pessoas com deficiência intelectual tem dificuldades para aprender , entender e realizar atividades comuns para outras pessoas. Muitas vezes , essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que tem.
A DI é resultado , quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas na parto ou na vida após o nascimento.
Muitas pessoas confundem DI com DM, mas é importante esclarecer que são duas coisas diferentes.
DI a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive(comprometimento cognitivo, antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas).
DM engloba uma série de condições que causam alterações do humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Essas alterações acontecem na mente da pessoas e causam uma alteração na sua percepção da realidade.(Doença Psiquiátrica).


Pessoas com deficiência intelectual(como devo tratar):
  • Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  • Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
  • Não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
  • Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
  • Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
  • Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
 O AEE tem como base a organização de situações de aprendizagens no espaço da sala de recurso multifuncional, bem como na interlocução como professor do ensino comum.
Na sala de recurso multifuncional o trabalho deve centrar-se:
na atenção aos aspectos que podem
potencializar o desenvolvimento e a
aprendizagem do aluno
na eliminação das barreiras que dificultam a
aprendizagem desse aluno


Obs.: Cara professora Elaine estou reenviando a atividade DI ATIVIDADE postada no dia 19.10.2013, a qual você não visualizou no blog. Espero uma reavaliação da atividade postada. Muito grata. Joana D'arc