quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projeto da SRM/AEE da E.E.F.M AMÁLIA XAVIER "INCLUSÂO"

SEMANA DE INCLUSÃO DA 
E.E.F.M AMÁLIA XAVIER

MAIS UMA AÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

Objetivo: Despertar na comunidade escolar a importância da inclusão de pessoas com deficiência. No período de 24 a 26 foram realizadas diversas atividades: palestras, depoimentos e passeatas. As ações estiveram sob a coordenação do Setor Multifuncional: Joana D'arc apoiados pela Diretora Administrativo: Veralucia Fernandes e Coordenadores escolares: Eugênia, Lulu e Kelly Cristina.












PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

A E. E. F. M. Amália Xavier realizou no dia 22/08/ no centro de multimeios uma oficina de confecção de réplicas dos fosséis encontrados no Geopark Araripe, sendo essa uma das ações do projeto de educação ambiental, desenvolvido em parceria com a equipe do Geopark e a Profª. Joana D'arc da sala multifuncional que mobilizou os professores estagiários: Cíntia Meirelly dos Santos Barros, Thaís Nunes de Brito e Elitânia Mota dos Reis. Devido ao sucesso do evento, novas oficinas serão agendadas. 

 









E.E.F.M. AMÁLIA XAVIER REALIZA SEMANA DA INCLUSÃO



Com uma vasta programação a E.E.F.M. Amália Xavier, através da Sala de Recursos Multifuncionais sob a responsabilidade da Profª Joana D'arc e do Núcleo Gestor, realiza no período de 24 a 28 de setembro a Semana da Inclusão com o objetivo de promover cada vez mais a inclusão da pessoa com deficiência. O tema escolhido para esse evento é "SOMOS IGUAIS NA DIFERENÇA"

PROGRAMAÇÃO:

24.09.12 = Abertura: Hino Nacional
  • Acolhida pela Diretora Adimistrativa Veralucia Fernandes e a Profª Joana D'arc que falará sobre a importância da Sala de Recursos Multifuncionais.


  • Palavras da Profª Cícera Alves (Cicinha) - CREDE 19


  • Comemoração dos alunos anoversariantes do 1º Semestre 2012.


25.09.12 - Cinema na Escola
  • Filme: Meu nome é Jonas. Com direito a pipoca e refrigerante.

26.09.12 - Palestra: Vida de Surdo
  • Palestrante: José Alex Sousa - Aluno do turno noturno do EJA Médio. Intérprete: Narcelha
  • Entrega de "lembracinhas" do dia do surdo
  • Peça teatral: "A Turma da Arina". Encenada pelos alunos do 9º ano/tarde.
 27.09.12 - Dia dos Jogos 
  • Xadrez, dama e uno
 28.09.12 - Encerramento - Palestra: Educação Sexual
  • Oficina: DST's, AIDS
  • Hino Nacional Brasileiro
  • Hino do Ceará
A Coordenação da sala de Recursos Multifuncional realiza sensibilização com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência.Para essa ação são realizadas palestras, exibição de vídeos, reflexões em equipe, dinâmicas e oficinas com alunos. Estas atividades estão sendo conduzidas pela Profª Joana D'arc com apoio dos Professores, Núcleo Gestor, CREDE 19 e toda a comunidade escolar.

ALUNO SURDO É APROVADO EM VESTIBULAR NA PARAÍBA

Alex - aluno surdo aprovado em vestibular(Letras Libras)
Profª Joana D'arc e Alex
O Núcleo Gestor e toda a comunidade escolar da E.E.F.M. Amália sente-se orgulhosa em informar que o aluno surdo José Alex de Sousa da Educação de Jovens e Adultos foi aprovado no vestibular para Letras Libras na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A coordenadora da sala de recursos multifuncionais, Joana D'arc  disse que "este é um momento que merece ser comemorado porque o José Alex além de ser um exemplo para os outros alunos é uma pessoa persistente em seus objetivos"

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PROMOVE OFICINA DE ORIGAMI

Coordenado pela Profª Joana D'arc com apoio do Núcleo Gestor, foi realizada no dia 16 de maio uma Oficina de Origami. Essa atividade foi conduzida pelo Prof. Cícero Carlos da CEJA - Centro Educação de Jovens e Adultos, especialista em Origami, tradicional arte japonesa de dobrar papel. Esse evento teve o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades manuais e refletir sobre a problemática ambiental.


"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não se pode comer dinheiro"-Provérbio Chinês.












Campanha Solidária "David Henrique"

   A Professora da Sala de Atendimento Especializado da E.E.F.M Amália Xavier agradece aos alunos, professores e funcionários que contribuiram na Campanha Solidária de arrecadação de dinheiro para fazer o exame do Menino David Henrique, de apenas 2 anos e meio de idade que sofre de Autismo e agora foi diagnosticado que também esta com uma doença rara chamada Kawasaki..
   A síndrome de Kawasaki, também conhecida como doença de Kawasaki, é uma vasculite que pode provocar aneurisma, principalmente das artérias coronárias.
A doença é uma enfermidade que envolve a boca, a pele e nódulos linfáticos e afeta, tipicamente, crianças abaixo de 5 anos de idade. Muitas vezes é confundida com cocos (streptococus). Sua causa ainda é desconhecida, mas se seus sintomas forem reconhecidos logo, as crianças com esta doença podem se recuperar completamente em poucos dias. Se não tratada, pode levar a sérias complicações que podem envolver o coração.
   O exame do Devid Henrique foi realizado na sexta-feira dia 20 de setembro 2013, no laboratório Vicente lemos o único na região do Carri que faz este tipo de exame, graças a solidariedade da comunidade escolar.




-->

PASSEATA DOS SURDOS EM JUAZEIRO



26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO
A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES(Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino.
Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas
famílias.
A PASSEATA COMEMORATIVA, CONTOU COM VÁRIAS ENTIDADES EDUCACIONAIS DE JUAZEIRO DO NORTE-CE, ENTRE ELAS TODOS OS ANOS A E.E.F.M AMÁLIA XAVIER SE FAZ PRESENTE ATRAVÉS DA SALA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E DE ALGUNS ALUNOS OUVINTES QUE SE SOLIDARIZAM COM CAUSA, PARA HOMENAGEAR OS SEUS ALUNOS SURDOS QUE TÃO BRILHANTE REPRESENTAM A ESCOLA, NOS SENTIMOS ORGULHOSOS DOS ALUNOS SURDOS QUE FORAM APROVADOS NO VESTIBULAR DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E FEDERAIS. PARABÉNS!!!