sábado, 19 de outubro de 2013

AEE_DI Atividade

A foto ilustra uma atividade de matemática na SRM.
Proposta pela professora e consiste na apresentação
e montagem de alguns quebra cabeças com formas
geométricas planas de cores e formas variadas que
deverão ser montadas pelos alunos.







DI Funcionamento Cognitivo


A Deficiência Intelectual, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associada a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades ( comunicação, auto cuidado, vida no lar , adaptação social, saúde e segurança,uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalhos), que ocorrem antes dos 18 anos de idade. Essas pessoas com deficiência intelectual tem dificuldades para aprender , entender e realizar atividades comuns para outras pessoas. Muitas vezes , essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que tem.
A DI é resultado , quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas na parto ou na vida após o nascimento.
Muitas pessoas confundem DI com DM, mas é importante esclarecer que são duas coisas diferentes.
DI a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive(comprometimento cognitivo, antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas).
DM engloba uma série de condições que causam alterações do humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Essas alterações acontecem na mente da pessoas e causam uma alteração na sua percepção da realidade.(Doença Psiquiátrica).


Pessoas com deficiência intelectual(como devo tratar):
  • Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
  • Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
  • Não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
  • Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
  • Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
  • Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
 O AEE tem como base a organização de situações de aprendizagens no espaço da sala de recurso multifuncional, bem como na interlocução como professor do ensino comum.
Na sala de recurso multifuncional o trabalho deve centrar-se:
na atenção aos aspectos que podem
potencializar o desenvolvimento e a
aprendizagem do aluno
na eliminação das barreiras que dificultam a
aprendizagem desse aluno

Nenhum comentário:

Postar um comentário